Como Operar Telefonia Fixa
Existe muita margem de crescimento para os provedores, mas, esta margem vem acompanhada com o aumento do número destes, o que multiplica a oferta e transforma a internet em um commoditie. Ou seja, com o aumento de provedores atuando no mercado, a oferta do serviço também aumenta e gera maior competição, onde se faz necessário entregar cada vez mais velocidade por valores menores.
Com base neste cenário, é importantíssimo que sua empresa adicione valor nos serviços ofertando Telefonia Fixa em conjunto com internet para os seus clientes.
Basicamente são duas formas de entrega de Telefonia Fixa. São elas:
Operação SCM (VOIP)
Uma Operação de voz sobre IP (VOIP) resumidamente é a venda de terminação de chamadas, e é a operação ideal para empresas que desejam comercializar minutos VOIP de forma simples. Em muitos casos, provedores que possuem autorização dos Serviços de Comunicação Multimídia (SCM) comercializam neste formato juntamente com o link de internet.
O ISP adquire quantias de minutos VOIP de uma operadora e inicia a revenda desta minutagem para os seus clientes utilizando um Softswitch confiável para a gestão dos clientes, gestão de revendas, bilhetagem das ligações, relatórios financeiros personalizados, dentre outros.
A SaperX conta com a plataforma “SPX Provider“, que foi desenvolvida especialmente para provedores que desejam aumentar seu ticket médio de forma muito simples e com baixo custo.
Operação STFC
O Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC), é um serviço de telecomunicações prestado por empresas públicas e privadas. Sendo que, nos regimes públicos os serviços são prestados através das concessionárias, que são empresas que foram contempladas com a concessão pública de determinada região, setor ou estado. E nos regimes privados os serviços são prestados por empresas autorizadas pela Anatel através de autorizações/outorgas com validade indeterminada para a prestação deste Serviço.
As autorizações abrangem todo o território nacional, e podem ser solicitadas por qualquer empresa que possua interesse em ofertar este serviço, o que significa que os ISPs também podem ser autorizados do STFC, possibilitando a realização de portabilidade numérica de outras operadoras para a sua operação e comercializar blocos de numeração para os seus clientes.
Para que seja possível uma operação STFC, não basta contratar um Softswitch confiável para a gestão dos clientes, gestão de revendas, bilhetagem das ligações, etc, mas o provedor deve atentar para mais itens do Softswitch, como por exemplo:
- BDO
- DETRAF
- SBC
A SaperX disponibiliza uma plataforma chamada “SPX Operation” que é FULL, a mais completa do mercado, pois, você contrata o Softswitch e ele é entregue com tudo que você necessita para operar com STFC, com BDO, DETRAF e SBC inclusos.
Diferenças entre Operação SCM (VOIP) e Operação STFC
E você, com qual formato você deseja iniciar a sua operação de voz?
Fonte:
Autor: Ezequiel Peruzzo